Notícias
 Festival Internacional de Folclore em Caruaru

 

 

 

Eventos abertos ao público acontecem durante Semana Santa, das 10h às 22h

O 29º Festival Internacional de Folclore de Caruaru e a 3ª Feira de Negócios do Artesanato de Pernambuco serão realizados no período da Semana Santa, entre os dias 15 e 22, das 10h às 23h, na Estação Ferroviária. O evento, que será aberto ao público, terá uma área de exposição de 5 mil m² e vai contar com a participação de 35 grupos de danças folclóricas e artesanato. Entre os países estarão presentes representantes da Alemanha, Armênia, Bolívia, Bulgária, Colômbia, Itália, México, Paraguai, Portugal, Serbia, Latvia e Ucrânia, além dos estados brasileiros da Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul. Além da Estação, o Pólo Comercial e o Shopping Caruaru também serão palcos para as apresentações.

O Festival promove, por meio do folclore, contatos e amizades internacionais entre os povos e contribui para a conservação e a promoção da arte popular e imaterial, e a melhoria da qualidade artística dos grupos. Durante os dias do evento, o público poderá assistir às apresentações de danças folclóricas, e participar das oficinas de artesanato, dança e música, além do seminário sobre a importância da preservação da cultura popular e tradicional como forma de inclusão social.

Economicamente, o evento investe em novas formas de desenvolvimento, que, aliado ao bem estar das populações locais e a sustentabilidade como garantia da conservação dos bens culturais, gera renda para os expositores, proporcionando uma nova alternativa de desenvolvimento. Segundo a assessoria do Festival, a presença de atividades culturais em uma região trazem para a cidade um grande número de turistas, demonstrando a importância no desenvolvimento turístico e na difusão cultural.

FOLCLORE

Escolas das redes pública e particular de Caruaru e cidades circunvizinhas participarão de atividades educativas durante o Festival de Folclore. Aliando as apresentações a debates, discussões e oficinas, os alunos farão apresentações de grupos de danças folclóricas e trabalhos de artesanato.

Um dos objetivos da iniciativa é fazer com que as escolas participantes tenham a possibilidade de organizar programas educativos. "Assim os jovens passarão a entender suas próprias raízes, e ao mesmo tempo conscientizar-se da urgência pela salvaguarda e proteção de nossa cultura popular e tradicional", disse a coordenadora do evento, Socorro Maciel.

OFICINA

A Oficina de Dança, realizada durante o Festival Internacional de Folclore, serve para incentivar a formação de grupos vocais, teatrais e das diversas artes com temas populares e folclóricos. A oportunidade de intercâmbio entre coreógrafos, professores, monitores, técnicos, estudiosos da área e alunos fará o trabalho de socialização de conhecimentos.

A Oficina de Dança será desenvolvida em duas etapas. Na primeira será ministrada a parte teórica da cultura popular e folclórica e, na segunda, a parte prática, que contará com professores de experiências comprovadas em danças folclóricas e tradicionais.

Feira, antes apenas de artesanato, volta-se para empresas e comércio

A Feira de Artesanato, paralelo ao Festival de Folclore, é realizada desde 1972. A partir de 2006, em parceria com o Sebrae, transformou-se em Feneape (Feira de Negócios do Artesanato de Pernambuco) e se voltou para os segmentos empresarial e comercial. O evento conta com a montagem de 80 estandes especialmente projetados para mostrar ao grande público a produção de artesãos locais, nacionais e internacionais.

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Caruaru ocupará um estande no Festival. O órgão estará distribuindo panfletos e informações sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, que possibilita uma dedução do imposto de renda de até 100% do valor investido em um projeto cultural. Ela permite também que o patrocinador obtenha retorno de produtos como CDs, banners, gravuras e outros itens para utilizar como brinde ou marketing pessoal.

Os dois eventos são uma promoção do Centro de Cultura Popular Luísa Maciel, Secção Nacional do Brasil-CIOFF e Sebrae. O patrocínio é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe, Addipe e Secretarias de Educação e de Turismo do Estado, e conta com o apoio cultural do Sesi, Acic, Pólo Comercial, Avil, Delegacia da Receita Federal, entre outros.

(© Vanguarda)

Visite o site do Festival


São João de Caruaru começa no dia 31 de maio

A Fundação de Cultura de Caruaru divulgou as atrações já confirmadas para o São João 2008. A festa começa no dia 31 de maio com Flávio José e a banda Cavaleiros do Forró. No dia 7 de junho se apresentam Novinho da Paraíba e a banda Magníficos. Já no dia 10, Assisão e Brasas do Forró vão animar o público no Parque de Eventos.

No dia 12, sobem ao palco Savinho e Eliane, conhecida como a Rainha do Forró. </DC>Nando Cordel e Mastruz com Leite fazem show no dia 14. A programação segue com: Jorge de Altinho e Solteirões do Forró (dia 20), Santana e Zé Ramalho (dia 21), Azulão e Dominguinhos (dia 22), Petrúcio Amorim e Saia Rodada (dia 23) e Quinteto Violado e Taradões do Forró (24).

A estrela Elba Ramalho faz show no dia 26, junto com a banda Calcinha Preta. No dia 27 tem Valdir Santos e Limão com Mel e no dia 28 Geraldinho Lins e a banda Aviões do Forró. A programação oficial será divulgada no dia 18 de maio, durante as comemorações dos dos 151 anos da cidade.

(© TV Jornal)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind