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 Carlinhos Brown se reinventa "à espanhola"

20/06/2003

 

 

 

Carlinhos Brown, que gravou o disco 'Carlito Marrón' na Espanha   David Glat/Divulgação

 

Com uso de referências hispânicas, cantor grava "Carlito Marrón" fora do Brasil, após ser dispensado por gravadora

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

   "Soy loco por ti, América", proclamavam os tropicalistas em 68. Mesmo afirmando que já rompeu com a tropicália, Carlinhos Brown, 40, dá sequência à paixão e se transmuta em "Carlito Marrón", percussionista afro-baiano todo forrado de referências hispânicas, latinas, cubanas.

   Diz que não tem nada a ver com o fato de a BMG espanhola tê-lo contratado para bancar e lançar o disco (que sai agora também no Brasil, pela filial local) -"Carlito Marrón" seria ente antigo, há muito pronto para sair da casca.

   Em Salvador, Brown fala do novo trabalho e da ironia de haver sido dispensado da EMI pouco antes de, numa meia-volta, retornar à mesma gravadora no retumbante projeto Tribalistas. Reluta em falar sobre tal sucesso, asseverando dever ético de silêncio decidido pelo trio formado com Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

   Mas fala sobre episódio de patrocínio pedido por ele e João Donato, para um CD/turnê em dupla -o valor da captação autorizada pelo Ministério da Cultura pulou de cerca de R$ 848 mil para R$ 1,4 milhão na passagem do governo de FHC para o de Lula.
O MinC afirmou que parte do valor solicitado fora esquecido no primeiro cálculo, causando a correção pelo "Diário Oficial", já no novo governo. Brown se diz "envergonhado" com as dúvidas que o caso suscitou. Leia a seguir fragmentos das opiniões de Carlito Marrón, em entrevista à Folha.

SEM GRAVADORA - "Sempre acreditei na instituição gravadora, mas muito pouco nas gestões. A EMI não precisava dizer que me dispensou. Sempre paguei a produção de meus discos, eles nunca tiveram prejuízo. No Brasil não tem escola de música, a gente vai na tora. As gravadoras deviam ter projetos sociais, educacionais. Os artistas deviam se desenvolver dentro das companhias. É folclórico e é feio ver o artista que veio do povo falando errado na TV, os outros dando risada dele".

COM GRAVADORA - "Não fiz o "Carlito Marrón" a pedido da BMG espanhola. Ele fala de um processo de "relatinização" que se dá na Bahia há muito tempo, mas que foi interrompido pela axé music. Queríamos tirar a dor da escravidão, a visão de que o negro é triste porque foi escravo. É aí que surge Carlito Marrón, da lembrança dos escravos que cozinhavam o que os europeus comiam".

PRESIDENTES SURDOS - "O presidente da BMG espanhola veio à minha casa, é uma pessoa simples. A coisa mais difícil é ser atendido por um presidente de gravadora brasileira. É "não vou lhe atender, estou preocupado com o cara que vende 1 milhão de cópias". Os Tribalistas venderam quase 1 milhão, mas comigo continuam não falando [ri]. Mandam o diretor artístico, que assina o disco sem nem entrar no estúdio para ver uma gravação".

TRIBALISTAS MUDOS - "O sucesso dos Tribalistas para mim é normal, não modifica nada. Sucesso não é minha função, não sou vendedor de discos. É um trabalho coletivo, não leva minha assinatura. Os Tribalistas são um caso à parte, não falaram à imprensa porque era o combinado, tive que respeitar. É disciplina".

CARLITO INFANTIL - "Minha predileta dos Tribalistas é "Mary Christo", sempre adorei música infantil. "Blim blom náilon" [versos da canção] parece João Gilberto. Não faria um disco infantil porque já faço isso naturalmente. Meus discos são para criança. Gosto de degustar as palavras, os adultos que não entendem são os adultos menos crianças. Uso a linguagem que ouço nos terreiros. Resquícios de dialetos".

CANDOMBLÉ VERSUS EVANGÉLICOS - "Sofremos hoje um massacre enorme por parte dos evangélicos, que fazem cultos parecidos com os nossos, mas dizem que Deus está com eles e que nós somos o diabo. Aqui é a terra da miscigenação, a Inquisição ficou lá atrás, meu amigo".

O PATROCÍNIO - "Estamos morrendo de vergonha, pedi que tirassem o patrocínio. Eu, que tenho resultados de 23 anos de trabalho em projetos sociais, passo como um ambicioso que quer prevaricar com o ministro Gilberto Gil. Não entendem que é um projeto de captação de patrocínio. Estou nisso porque fui convidado pelo senhor João Donato, que é um gênio do qual sou servidor. Pensamos em convidar [os cubanos] Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo para cantar Caymmi. Vai acontecer, se Deus quiser".

NÃO É TROPICÁLIA - ""Carlito Marrón" não é tropicalista. Já rompi com o tropicalismo, o último movimento. Todo mundo cantou "Já Sei Namorar", que veio de "Namoradinha de um Amigo Meu" (hit iê-iê-iê de Roberto Carlos), de "A Namorada" (dele próprio). É o seguimento cultural".

(© Folha de S. Paulo)


CRÍTICA

Cantor mostra que tem muito a dizer, muita ansiedade ao dizer

DO ENVIADO A SALVADOR

   A questão é que ele é uma metralhadora giratória, um trator desgovernado, uma usina nuclear de música. Mais uma vez, Carlinhos Brown quer mostrar tudo ao mesmo tempo, mesmo que isso implique prejuízo de compreensão, em falta de foco.

   O projeto Tribalistas demonstrou a quem quis ouvir que há um doce e equilibrado intérprete escondido atrás de Brown. Esse diz presente em "Carlito Marrón", especialmente em momentos mais tranquilos como os de "I Wanna Lu" e "Alá A A".

   Como esses mesmos títulos indicam, as letras continuam caóticas, herméticas, exclusivamente sonoras. OK, é o modo de expressão de Brown, já se sabe. Mas roubam atenção do bom intérprete que por vezes soterram.

   Algo análogo pode se dizer do músico. "Carlito Marrón" é riquíssimo de sonoridades, quase sempre centradas com propriedade (e sem apelação) no tal princípio de "afrolatinidade".

   Às vezes Carlito até vai além, como no ponto alto que é "My Honey", zombeteira "tecnotimbalada". Mas frequentemente as referências resultam amontoadas, se não sabotadas pela necessidade ansiosa de citar "tudo".

   Há muito detalhe saboroso abafado sob a poeira do estardalhaço -órgãos cafonas de iê-iê-iê, vocalise robotizado (na doce "Talavera"), Bebel Gilberto fingindo-se de cantora trovejante de axé, mil e uma interferências hispânicas.

   A tese é de arromba: a ligação África-Caribe-Espanha-América Latina é um bem cultural que o Brasil domina com dinamismo, como há muito preconizavam, tateando, os tropicalistas. O dilema de Brown, o já conhecido: como comunicar isso tudo a um país grande que está longe de ser só Bahia? (PEDRO ALEXANDRE SANCHES)

Carlito Marrón
Artista: Carlinhos Brown
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 28, em média

(© Folha de S. Paulo)


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