Notícias
Caruaru já festeja centenário de Mestre Vitalino

13/04/2009

 

 

Foto: Divulgação
Mestre Vitalino é o homenageado do São João de Caruaru neste ano
 

CARUARU – Localizado a 8 quilômetros do Centro de Caruaru, o Alto do Moura também fez parte do roteiro da Semana Santa no Agreste. O local é reduto de artesãos do barro e criou fama com as obras do Mestre Vitalino. Além do artesanato, os restaurantes, com o melhor da culinária regional, e apresentações culturais fizeram a alegria dos visitantes.

Na principal rua do vilarejo foi montado um palco para apresentações de trios de forró e grupos culturais. Na sexta-feira a animação foi com o Trio Capibaribe. A Mazurca do Alto do Moura fez sucesso. A comunidade também montou uma encenação da Paixão de Cristo e uma exposição de arte sacra com peças feitas por artistas locais.

Mas o ponto mais visitado do Alto do Moura foi a Casa Museu Mestre Vitalino, onde morou o ilustre artesão. No local, que guarda ferramentas e objetos de Vitalino, quem recebe os turistas é um dos filhos dele, Severino Vitalino. Muitas pessoas fazem questão de tirar um foto ao lado de Seu Severino, que atende a todos com atenção.

“O movimento começou a melhorar a semana passada e hoje (sexta-feira) está muito bom”, destacou Severino Vitalino. Ele se disse emocionado com as ações que estão sendo realizadas em homenagem ao centenário de nascimento do seu pai.

Mestre Vitalino é o homenageado do São João este ano. Por conta disso, as festividade se prolongam até o dia 10 de julho, data em que é comemorado o centenário de nascimento do artesão.

Muitos dos turistas que estiveram no Alto do Moura foram assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, e aproveitaram para conhecer também a cidade. “Assistimos ao espetáculo e ficamos por aqui o fim de semana. Ainda vamos à famosa Feira de Caruaru”, contou o advogado Alécio Maia, que veio do município de Russas (CE), com um grupo de 14 pessoas. (P.R.)

(© JC Online)


SITE

Mestre Vitalino

Alto do Moura

 

VÍDEO

MESTRE VITALINO (100 Anos) 'Sertão, Barro e Memória' - Filme

 

 

Artesanato do Alto do Moura

 

 

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind