Notícias
"Você não pode se livrar de si mesmo"

18/04/2009

 

 

Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem
Caetano Veloso, que lança agora o álbum "Zii e Zie"; nome, "tios e tias" em italiano, foi tentativa de aproximar de São Paulo o CD de paisagens cariocas

Para Caetano, álbum que tem como base as batidas do samba é essencialmente brasileiro, apesar das experimentações

Junto com Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado, músico buscou camadas roqueiras para as canções de "Zii e Zie"

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Há canções, como "Sem Cais" e "Por Quem?", em que o samba não aparece, mas Caetano Veloso garante que o gênero central da música popular brasileira é a base de todas as faixas de seu novo disco, "Zii e Zie" -um título em italiano (significando "tios e tias") para aproximar de São Paulo um CD de paisagens cariocas, diz.

Foi experimentando variadas batidas de samba que a maioria das novas composições surgiu. Ao serem trabalhadas com a bandaCê (Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado, que se uniram a Caetano para fazer "Cê", o disco anterior), as canções ganharam outras camadas, roqueiras em especial. Mas continuaram essencialmente brasileiras, na visão do autor.

"Existe uma tendência brasileira de considerar tudo o que o Brasil já encorpou como desprezível. Eu não posso compartilhar disso, porque acho suicida. Só não é suicida porque é um equívoco. Quem crê que está fazendo isso nunca está realmente fazendo isso. Você não pode se livrar de si mesmo, não pode simplesmente decidir que não é brasileiro", afirma ele, num hotel do Leblon (zona sul do Rio), onde falou anteontem à reportagem da Folha.

Caetano tem feito defesas enfáticas de jovens artistas como Maria Rita, Mariana Aydar e Roberta Sá, que sofrem críticas por interpretarem sambas e outras "velhices" -na visão dos detratores. Para ele, até Celly Campello (1942-2003), se queria só copiar o pop rock americano do final dos anos 50, foi brasileira no modo de cantar "Estúpido Cupido" e afins.

"Um jornalista ultrassofisticado que supõe desprezar tudo o que é brasileiro já encorpado, e só se interessa por alguma coisa que pareça ser totalmente livre desse ranço do Brasil, ele está sendo uma Celly Campello do campo dele", diz.

Clementina

O novo álbum foi fermentado em shows que Caetano fez no ano passado, no Rio, e que batizou de "Obra em Progresso". Ao constatar que seria um disco assentado sobre batidas de samba, decidiu regravar duas músicas que estão em "Clementina de Jesus" (1976).

"Quando eu penso em samba, esse disco tem um lugar central na minha mente", diz.

Mas "Incompatibilidade de Gênios" (João Bosco/Aldir Blanc) e "Ingenuidade" (Serafim Adriano) ganharam registros à moda "Cê", com guitarras fortes. A primeira teve duas versões, e a que está no disco (a versão dois) foi escolhida em votação no blog de Caetano (www.obraemprogresso. com.br, onde podem ser ouvidas quase todas as músicas de "Zii e Zie" ao vivo).

Em uma entrevista que está no blog, ele afirma que "Incompatibilidade de Gênios" é um samba que "não fica num reduto carioca de preservação".

"Às vezes, essa criação do gueto pode ter um lado enjoativo, que prende as coisas dentro de uma fórmula autossuficiente, mas por outro lado é uma maneira defensiva saudável de preservar alguns procedimentos da execução do samba. E isso faz com que alguns sambas, justamente por estarem sendo criados dentro dessa área protegida, se tornem ainda mais universais", acredita.

FHC/Lula

Em "Lapa" e no material de divulgação do álbum, Caetano saúda a "era Fernando Henrique/ Lula". Embora ainda seja crítico das reeleições, diz que "deu para não ser ruim oito anos de cada".

"O confronto de certos sonhos com a realidade pode ser terrivelmente decepcionante, mas não é o caso de Fernando Henrique e Lula. Há milhões de razões para reclamar, mas ainda assim o resultado final é muito mais de coisas aproveitáveis do que de frustrações", afirma ele, que volta a citar o seu pensador brasileiro preferido, Roberto Mangabeira Unger, hoje ministro de Assuntos Estratégicos. "Ter acolhido Mangabeira engrandece ainda mais a figura de Lula. [Ele] estar ali já não pode deixar de ter consequências."

Antes de Barack Obama ser eleito, Caetano fez "A Base de Guantánamo", assinalando o simbolismo de os EUA violarem os direitos humanos em solo cubano. Agora, com Obama começando a desmontar a base e a reduzir as restrições na relação com Cuba, a música se arrisca à caduquice.

"A minha indignação não envelheceu, não pode nunca envelhecer. A canção não é uma notícia de jornal. Mas fico muito feliz de que, sob outro ponto de vista, ela fique, sim, obsoleta", afirma.
Caetano ainda relativiza a rapidez com que várias canções foram criadas, nascidas como novidades para "Obra em Progresso".

"Vou ser sincero: todas as vezes eu componho assim. Fico com impaciência de continuar trabalhando até passar pelo meu crivo crítico. Deixo a canção precária, defeituosa e apresento. Se fosse botar meu crivo crítico, não ia ter nenhuma dessas músicas. Ou, então, eu ia fazer canções realmente perfeitas, aos meus olhos. O Chico [Buarque] eu acho que faz", diz.

(© Folha de S. Paulo)


Crítica/"Zii e Zie"

Caetano maduro sofre de "síndrome do segundo disco" após o ótimo "Cê"

MARCUS PRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos mitos mais conhecidos da música pop, a síndrome do segundo disco ataca os novatos que alcançaram grandes resultados no trabalho de estreia e têm de corresponder às expectativas no seguinte. Aos 42 anos de carreira, Caetano parece estar às voltas com conflito parecido.

Muito se esperava deste "Zii e Zie". O álbum teria que dar continuidade à renovação apresentada pelo ótimo "Cê" (2006), em que o artista se aliava a uma banda de rock para chegar ao tom viril e "imaturo" que suas faixas recheadas de sexo e ódio exigiam. Nascia ali outro Caetano, que se autoproclamava irreconhecível, "de cara alegre e cruel, feliz e mau como um pau duro". Para onde o homem de 66 anos poderia ir depois disso?

O ouvinte que se dispuser a buscar essa resposta não pode se deixar abalar com o desconforto que o primeiro contato com "Zii e Zie" causa. Caetano já contou que se esforça para que suas composições atuais não nasçam redondas. Busca sempre a aspereza, as dissonâncias, o ruído. "Zii e Zie" é feito disso.

Paulista e carioca

Nele, mais do que simplesmente rock e samba, Caetano cruza informações que não querem conviver, criando um disco paulista na forma (escuro, experimental) e carioca no conteúdo (quase metade das faixas tem o Rio como tema).

Parece querer tornar ainda mais óbvias as diferenças entre as duas cidades, entre o túmulo e o berço do samba. Confronta personagens que prefeririam não se encarar, como a criança que nasce na favela destinada a morrer pelo tráfico (em "Perdeu") e a menina da zona sul que consome drogas ("Falso Leblon"). E não deixa o ouvinte descansar nem nas duas releituras que faz de clássicos alheios: a banda arrasta andamentos, complica a levada da bateria, carrega nos solos de guitarra distorcida.

Tudo isso passa a doer menos à medida que os ouvidos se acostumam com o disco. Mais de perto, suas faixas começam a soar como canções do "Caetano maduro de antes" vestidas em roupas do "Caetano de "Cê'". É como se, arranjada de outra maneira, "A Cor Amarela" pudesse estar na trilha de "Tieta" (1996), "Lapa" em "Circuladô" (1991), "A Base de Guantánamo" em "Tropicália 2" (1993).

Encaixam-se aqui graças à vestimenta roqueira, não por alguma característica essencial. E nem sempre funciona. É isso que enfraquece a unidade de "Zii e Zie" e o torna, ainda que rico e vigoroso no geral, tão menos impactante -e menos conciso- que "Cê". Nem Caetano está imune às síndromes da música pop.

ZII E ZIE

Artista: Caetano Veloso
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 28
Avaliação: bom


SITE

Caetano Veloso

BLOG

Obra em Progresso

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind