Notícias
Pode entrar: Ivete Sangalo lança DVD entre amigos

06/06/2009

 

 

Foto: Divulgação Cacau Mangabeira

Ivete Sangalo com Maria Bethânia no DVD 'Multishow registro - Pode entrar'
 

Ivete Sangalo põe 100 jornalistas em Salvador para vender novo peixe: um DVD entre amigos com 100 mil cópias

André Cananéia

Cem jornalistas estão à frente de Ivete Sangalo no Yatch Clube da Bahia, em Salvador. Boa parte bancada pela gravadora da cantora, a Universal. O expediente, usado de forma extrema no auge da indústria fonográfica, no começo dos anos 90, é desaconselhável diante da decadência do mercado. Ivete está na pequena lista das exceções. Na concorrida entrevista coletiva, para falar de Pode entrar, não havia nenhum sinal de crise do disco. Seu DVD chega às lojas com uma tiragem de 100 mil cópias, metade para atender à demanda de pré-venda. Somada, a comercialização de músicas da cantora dá mais tijolo para a gastança. Pelas contas da Universal, Ivete já vendeu 5 milhões de álbuns desde sua estreia solo, há 10 anos. Conta-se aí CDs, DVDs e faixas em MP3 vendidas por celular e internet. Pode entrar já é esperado também em Portugal.

Pode entrar é o trabalho mais intimista da cantora baiana. Produzido inteiramente pela produtora Caco de Telha, coube à Universal Music apenas a distribuição e divulgação. Nele, Ivete Sangalo registra encontros ao longo do ano passado em seu apartamento em Campo Grande, bairro classe média alta de Salvador. Conjugado à sala de estar, ergueu um estúdio profissional de 36 canais e abriu as portas do apê a ídolos e amigos, como Maria Bethânia, Lulu Santos, Marcelo Camelo e o conterrâneo Carlinhos Brown.

Em tom documental, as imagens dirigidas por Joana Mazzuchelli registram Ivete não como a rainha do showbusiness, mas a dona de casa, a cidadã baiana e a irmã querida. A câmera a acompanha por sua sala de estar, mostra um aparador com um pé de arruda e sal grosso ("Para espantar o mal olhado", diz) e a foto da família na parede. Passeia com ela e com a dupla Alexandre e Solange, do Aviões do Forró (com quem ela gravou Sintonia e desejo), embarca no conversível de Carlinhos Brown e vai tomar sorvete com o conterrâneo Saulo Fernandes (que está na faixa Vale mais).

– A ideia era fazer um reality show sobre música, mostrar para os fãs como um disco é feito – diz Ivete. – O áudio foi o mais importante nesse projeto e as imagens foram apenas consequência. A gente procurou fazer da forma mais natural possível. Claro que foram feitos vários takes para a gente tirar a melhor gravação, mas ali está o registro de como o processo foi executado.

O tom do projeto se opõe à energia de seus discos anteriores. Há muitas cordas e metais, arranjos orquestrais que dão um freio nos arroubos foliões de Ivete – que está até cantando mais baixinho.

– São os hormônios que tive que tomar por conta da gravidez – brinca. – Deixou a voz mais porosa, mais rouca.

Ivete escalou para o projeto uma de suas irmãs, a também cantora Mônica San Galo. Mônica canta com o Ivete em Completo (de Ivete com Gigi), música que, no DVD, é precedida por um papo na varanda do apartamento entre Ivete, Mônica e uma terceira irmã, Cíntia:

– Sempre quis ter Moniquinha num projeto meu, mas ela nunca topava subir no palco com toda aquela agitação e sempre falava: "Quando você fizer uma coisa mais calma eu entro". Então esta foi a oportunidade de ter esse meu momento família.

Ao todo, tanto o CD quanto o DVD trazem 17 canções. Ivete gravou 10 músicas solo – entre elas o hit do carnaval baiano deste ano, Cadê Dalila, de Carlinhos Brown e Alain Tavares – e sete duetos. O resultado é tão díspar que vai da excelência de Bethânia, recebida com toda deferência por Ivete, até o forró de plástico do Aviões, bastante popular no Nordeste. No meio, Ivete enxerta a MPB sofisticada de Camelo (Teus olhos), o balanço de Lulu Santos (Brumário, um hit de 1989 do cantor/compositor), reggae (Vale mais, de Ivete com Ramon Cruz, cantada por ela e Saulo) e, claro, axé (Balakbak, de Esquisito, Pururu, Binho Nunes e Sand Vidal).

– Era fazer como o playlist que a gente cria para o iPod – define a cantora baiana.

Carlinhos Brown comparece com três músicas e a voz em Quanto ao tempo, balada composta por ele e Michael Sullivan.

– Queria mostrar um outro lado do Carlinhos Brown. Eu, como pesquisadora da obra dele, sei da capacidade de Brown e que ele não é só aquela euforia toda, que é muito boa, mas tem outras coisas também – defendeu a cantora.

Brown é autor do melhor momento do projeto: Muito obrigado axé leva Bethânia a dividir os vocais com Ivete, sob um solene quarteto de cordas e uma levada baiana irresistível.

– Desde meninha sou fã de Bethânia. Já pequena, fazíamos duetos. Eu botava um disco dela, da capinha amarela, e ia para o chuveiro. Aí eu cantava de lá, Bethânia cantava de cá, e nós cantávamos juntas – diverte-se Ivete, destacando o encontro como o ponto alto do DVD e revelando que, por conta da gravidez, para tudo até o fim de setembro, voltando apenas no réveillon de Salvador. – Bethânia é uma mulher para ser aplaudida e admirada, e deve ser colocada em um espaço diferenciado. Ter Bethânia em um disco é um sonho para qualquer artista.

(© JB Online)


Ambiente doméstico marca o novo CD/DVD da grávida Ivete Sangalo

SALVADOR - Recostada no sofá, Ivete Sangalo diz que costuma ficar assim quando está à espera de alguém. Imediatamente, toca a campainha, e é Lulu Santos quem adentra a sala do apartamento da baiana. Ela apresenta seu recém-construído estúdio, e os dois cantam "Brumário", música de "Popsambalanço e outras levadas", LP de Lulu de 1989.

- Todos nós somos influenciados por você - diz Ivete.

Nesse ritmo, recebendo amigos e trocando figurinhas em seu "lar, doce estúdio", Ivete conduz as gravações do CD "Multishow registro - Pode entrar", cujos bastidores serão exibidos pelo canal Multishow nesta quinta-feira, às 21h30. Dirigido por Joana Mazzucchelli, o filme reúne cenas que nenhuma revista de celebridades conseguiu capturar: o despertar da baiana, o banho, os passeios de carro, os cachorros, a empregada, o síndico do prédio... está tudo lá. Surpreendente é assistir, pela primeira vez, a uma Ivete moderada no exibicionismo:

- Contratei um pessoal de Minas Gerais para fazer um estúdio na minha casa. Quando ficou pronto, achei que ficou tão bonito que disse: "Vou fazer um DVD, e ele vai se chamar 'Pode entrar'".

Saindo, em um ano assolado pela crise, com tiragem inicial de cem mil cópias ("Zii e zie", de Caetano Veloso, foi lançado com apenas dez mil), o CD e o DVD trazem uma Ivete de voz mais suave, que nada teria a ver com seu projeto de gravar músicas de João Gilberto. A "culpa" seria do bebê que ela espera para outubro.

- É por causa da gravidez. A progesterona tem uma função relaxante que deixa minha voz mais porosa. Gostei de cantar desse jeito mais João Gilberto - brincou, acrescentando que o CD em homenagem ao conterrâneo não tem previsão e que o sonho de gravar um DVD em Nova York ficou para 2010: - Estava tudo certo para este ano, mas Barack veio e disse: "Gente, temos um probleminha: a crise".

"Multishow registro - Pode entrar" tem grandes chances de levar Ivete a lugares pouco navegados. Entre uma música de carnaval e outra (trunfos de Ivete, "Dalila", "Oba oba" e "Na base do beijo", no setor clichê do CD/DVD), a cantora testa o rock em "Viver com amor" e brinca de ser intimista ao fazer dueto com a irmã mais velha, Mônica San Galo, em "Completo":

- Nosso sonho era cantar juntas, mas ela nunca topava nas situações em que eu propunha. Eu sou uma cantora de explosão. Ela, não.

Com os vocalistas do Aviões do Forró, Alexandre e Solange, tenta se inserir com mais veemencia no espaço conquistado por grupos do tipo, que são fenômenos em muitas cidades do Nordeste.

- Aviões é a banda de forró de que mais gosto. Fazendo um paralelo, a maneira como esses meninos cantam lembra Jackson do Pandeiro na sua época. Acho que a gente precisa ter olhos abertos para o que é contemporâneo e que vai nos causar saudades no futuro, nas próximas gerações. Eu ouço Aviões do Forró no meu iPOD - disse Ivete.

A chegada de Maria Bethânia é o ponto alto do DVD. Quando a Abelha-Rainha entra no apartamento-estúdio, a "San Galo" caçula (a cantora é a única entre os irmãos que teve os sobrenomes unidos na certidão de nascimento) entrega seu pequeno, porém notório, teor de insegurança:

- Antes de ser cantora, eu já fazia dueto com Bethânia no banheiro. Fiquei muito nervosa, esperando na janela para ver se ela vinha mesmo. Todos os convidados me ligaram perguntando se ela ia participar. É um comportamento da nação, porque Bethânia é uma mulher a ser aplaudida e colocada em um espaço diferenciado. Quando ela chegou, todo mundo ficou tenso, porque a banda toda é fã, e metade queria tirar foto, pedir autógrafo...

O agitado Brown aparece em música suave

Marcelo Camelo, Carlinhos Brown e Saulo Fernandes foram resgatados por Ivete fora do apartamento. Camelo, que gravou a intimista "Teus olhos", esbarra com ela na banca de jornal da esquina. O encontro com Brown se dá no Museu du Ritmo, no bairro de Comércio:

- Quis mostrar Brown cantando uma música mais calma, por isso escolhi "Quanto ao tempo" - conta Ivete.

Fernandes, da Banda Eva, toma sorvete com Ivete e faz dueto com ela em "Vale mais".

- Na Bahia, faço de tudo: vou à praia, tomo sorvete, como acarajé, levo meu sobrinho no colégio, vou ver meu time jogar (o Vitória da Bahia)... Óbvio que tudo tem limite, tem hora... Se você me perguntar se tem assédio, aí é outra história. Mas acho maravilhoso. Acho uma loucura cobrar um comportamento do público sendo você uma pessoa nacionalmente conhecida. Comigo, a pegada é outra. Saio de casa preparada - contou.

É para eles que Ivete dedica a música "Fã", presente nos extras do DVD.

(© O Globo)


Atualização em 08.06.2009:

"Público sabe o que absorver", diz Ivete

Cantora que mais ganha dinheiro no Brasil lança CD e DVD "Pode Entrar"

Baiana faz entre dez e 12 shows mensais, com cachês que chegam a R$ 500 mil, único do país comparável ao de Roberto Carlos

MARCUS PRETO
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

É proibido ficar triste no reino vitorioso de Ivete Sangalo, 37. Na semana passada, cerca de 50 jornalistas estiveram com a cantora, em Salvador, para a entrevista de divulgação de seu novo trabalho, o pacote de CD e DVD "Pode Entrar". Fizeram muitas perguntas, mas todas as respostas desviaram de qualquer traço menos sorridente de sua personalidade.

E é assim que Ivete quer que seja. Aprendeu muito rapidamente a usar os meios de comunicação, alimentando-os somente com sua fatia mais interessante, sua alegria, seu carisma. Para que, de frente para seu sorriso, ninguém investigue suas sombras.

Em entrevista exclusiva à Folha, a cantora diz que seu principal desejo é se tornar algo que realmente interfira na vida das pessoas. Tem conseguido, e em grande escala. Mas garante que não fica deslumbrada com as multidões que conquista.

"Não sinto nem quero sentir o [deslumbramento] que artista sente", diz. "Não interessa se são 2 ou 3 milhões [de fãs]. O importante é que cada um que foi alcançado se sinta bem com aquilo junto comigo."
A pergunta que mais tem sido feita a ela nos últimos anos diz respeito àquela equação, tão comum no mundo pop, que considera o tamanho do sucesso de uma obra inversamente proporcional ao da sanidade do respectivo artista. Ivete garante que nunca caiu nessa.

"Quando comecei a fazer música, minha piração foi canalizada para um objetivo que me desse mais frutos do que essa viagem pessoal do tipo "eu sou foda, eu me amo'", diz.

De sua relação com a imprensa, teme apenas a velocidade com que a informação é levantada e esquecida. "Quando alguém fica chateado com uma notícia que saiu sobre ele, digo que notícia ruim as pessoas esquecem logo. Só que também esquecem a notícia boa, aí é que está", constata. "Então, é bom fabricar coisas boas o tempo todo. E deixar as ruins passarem."

Para que notícias boas sejam fabricadas o tempo todo, Ivete não para de trabalhar. Os dados oficiais dão conta de que, desde que deixou a Banda Eva e partiu para a carreira solo, há dez anos, já vendeu mais de 5 milhões de discos. Mesmo grávida, pretende seguir com seus compromissos até dois meses antes do parto, em outubro.

Gado e avião

Sua agenda agora é mais tranquila. Faz entre dez e 12 shows mensais, contra os quase 30 do passado (sim, ela fazia um por dia). Seus cachês, em compensação, são os únicos do país comparáveis aos de Roberto Carlos -podendo chegar aos R$ 500 mil por um único show.

Investe todo esse dinheiro em ações, empreendimentos imobiliários, gado e na manutenção de seu avião, um Citation 4, com capacidade para oito pessoas. "Não sou muito consumista nem tenho essa coisa de mulher que vai na loja e pira em dez bolsas de grife", brinca. "Gasto mesmo é comprando disco e instrumentos."

Sua empresa, a Caco de Telha, se expandiu rapidamente.

Além de cuidar de sua estrela principal, vende shows de outros artistas, promove festas corporativas, organiza bailes de formatura e produz discos. Só em Salvador, o escritório conta com mais de cem funcionários.

Ivete é a cantora que mais ganha dinheiro no país. Talvez mais por isso do que por música, ela tem sido fonte de inspiração para outras mulheres, algumas das quais chegam à beira de cloná-la. Com seu sorriso intransponível, Ivete fala do assunto sem citar nomes.

"Se sou mencionada no timbre da voz ou a cada gesto de alguém, significa que virei referência. E isso é muito bom para mim", diz. E garante que não teme a concorrência: "Lembro da aula de biologia em que aprendi uma coisa chamada permeabilidade seletiva. Está tudo ali no líquido. A esponjinha só absorve o que ela quiser, o que ela precisa. É assim que eu vejo o público. Ele sabe o que precisa absorver".

O jornalista MARCUS PRETO viajou a convite da Universal Music

PODE ENTRAR
Artista: Ivete Sangalo
Distribuidora: Universal; R$ 32,90 (CD) e R$ 39,90 (DVD)
Classificação: não informada

Frases

Não quero ninguém atrás de mim com uvas dizendo como sou maravilhosa
IVETE SANGALO, cantora

"Não sou muito consumista nem tenho essa coisa de mulher que vai na loja e pira em dez bolsas de grife. Gasto mesmo é comprando disco e instrumentos"

"A esponjinha só absorve o que ela quiser. É assim que eu vejo o público"
IDEM

(© Folha de S. Paulo)


SITES:

IVETE SANGALO

IVETE SANGALO (BLOG OFICIAL)

VÍDEO:

UOL: Entrevista com Ivete Sangalo sobre DVD "Pode Entrar"

 

Ivete Sangalo no Faustão

 

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind