Notícias
Três exposições celebram o talento de mestre Vitalino

12/06/2009

 

 

Fotos: Arquivo

 
Museu de Arte Popular abre mostra sobre o ceramista, que ainda está em cartaz no Instituto do Banco Real e no Shopping Boa Vista

A obra e o legado do Mestre Vitalino recebem mais uma homenagem em forma de exposição nesta semana. A mostra Vitalinos será inaugurada hoje, às 19h, no Museu de Arte Popular, com peças criadas por ele e por outros ceramistas como Zé Caboclo, Manuel Eudócio e Zé Rodrigues. No Instituto Cultural Banco Real e no Shopping Boa Vista, outras exposições também celebram o centenário do mestre.

“Não queríamos abordar apenas as peças dele, mas o entorno desta produção: criações da família e dos seguidores de Vitalino, que começaram a partir do trabalho dele e depois tomaram seus próprios rumos”, afirma a coordenadora da exposição, Carmem Piquet (a curadoria é de Fernando Augusto de Souza Lima e Maria Alice.

O público poderá conferir cerca de 80 peças, 32 delas com autoria de Vitalino, que fazem parte do acervo do Museu de Arte Popular ou que foram emprestados de coleções particulares e de outras instituições.

Também fazem parte da exposição, textos, fotografias e a exibição de documentários – além das peças produzidas por alunos das redes pública e particular de ensino durante a oficina Um olhar sobre Vitalino, ministrada pela artista plástica Christina Machado. As fotografias foram reunidas de acervos como o da Fundação Joaquim Nabuco, o Museu da Cidade do Recife e o Museu do Barro de Caruaru.

A mostra Vitalinos pode ser vista até o dia 28 de agosto (a visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h). O Museu de Arte Popular fica no Pátio de São Pedro, casa 49.

OUTRAS EXPOSIÇÕES

Também no Recife, há outras oportunidades para as pessoas interessadas em apreciar o trabalho de Vitalino e aprender mais sobre a história dele.

No Instituto Cultural Banco Real, segue em cartaz até o dia 30 de agosto a exposição A arte do barro e o olhar da arte – Vitalino e Verger. A mostra traz uma bela coleção de 109 fotos assinadas pelo fotógrafo Pierre Verger, que revelam cenas do universo do artista do barro.

O Instituto Cultural Banco Real fica na Avenida Rio Branco, 23, Bairro do Recife. Mais informações: 3224-1110.

A obra e a história do ceramista também estão na mostra comemorativa realizada pelo Shopping Boa Vista. Neste caso, serão exibidas fotografias e peças recriadas por familiares, conterrâneos e seguidores do Mestre Vitalino. A exposição fica em cartaz na praça de eventos do shopping até o dia 30 de junho.  

(© JC Online)


Abertura da mostra Vitalinos é uma das atrações desta sexta-feira no Recife

Vitalino Pereira dos Santos, o mestre Vitalino, será homenageado pela Prefeitura do Recife em seu centenário, durante os festejos juninos deste ano, com exposição no Museu de Arte Popular. A mostra, intitulada "VITALINOS", será inaugurada, no próximo dia 12 de junho, às 19h, quando o público poderá conferir 32 peças do artista além de obras de Zé Cabloco, Manuel Eudócio, Zé Rodrigues, entre outros seguidores do mestre.

A homenagem conta com as obras do acervo do museu além de peças de coleções de outras instituições, de particulares e ainda imagens inéditas que são resultado de uma pesquisa fotográfica, além de textos e documentários, que ajudarão aos visitantes compreender melhor o universo de Vitalino e sua contribuição para a história da arte brasileira. O legado do Alto do Moura, o papel da Feira de Caruaru, o pífano, todos elementos subjacentes à vida do ceramista que, através de sua arte com o barro, levou o imaginário e cotidiano popular aos olhos do mundo e sinalizando além da representatividade antropológica, um rigor estético próprio, que engendraram a formação da escola Vitalino.

Mais atrações - Como resultado da programação descentralizada promovida pela Prefeitura do Recife, a noite do Dia dos Namorados vai levar animação para diversos pontos da Cidade. No Sítio Trindade, a farra começa às 20h com Forró Quentinho, seguido de Israel Filho, Petrúcio Amorim, Muniz do Arrasta-Pé, Assisão, Daniel Bueno e Paulinho do Acordeon. Ainda no Sítio, a Sala de Reboco é animada pelo grupo Mandracatú.

Já no Pátio de São Pedro, às 19h, Roberto Tampinha inicia a noite e depois vem Lene Rodrigues, Poeta Júnior do Bode, Gabriel Sá, Terezinha do Acordeon e Ciranda Imperial. Chá de Zabumba encerra a festa com show a partir das 00h30. E quem quiser curtir a sexta-feira num esquema "matinê" pode ir para o Mercado de Afogados, onde a partir das 13h, a Quadrilha Arraialzinho do Cordeiro e o Trio Os Maias esquentam o início do fim de semana.

Serviço:
Exposição Vitalinos
Dia: abertura dia 12 de junho 2009
Hora: 19h
Local: Museu de Arte Popular - Pátio de São Pedro, casa 49
A Mostra Vitalinos pode ser vista até dia 28 de agosto. O horário de visitação é das 9h às 17h e o Museu funciona de segunda à sexta-feira.

SITE:

MESTRE VITALINO

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind