Notícias
Naná Vasconcelos e Nação Zumbi, atrações do Festival de Garanhuns

30/06/2009

 

 

Naná Vasconcelos, uma das atrações do FIG 2009

Maria Rita, Naná Vasconcelos, Nação Zumbi, Moraes Moreira, Lenine, Rita Lee, Zeca Pagodinho e o Rappa estão entre as atrações já confirmadas do 19º Festival de Inverno (FIG 2009). A programação foi divulgada hoje pela Fundarpe. Este ano, o evento, considerado um dos maiores e mais diversificados festivais da América Latina, homenageia o músico Toinho Alves, do Quinteto Violado, falecido no ano passado.

Os shows e oficinas acontecem de 16 a 25 de julho na  cidade de Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco e têm um público esperado de cerca de 1 milhão de pessoas. Para receber a festa, o Parque Euclides Dourado passará por uma reforma para melhorar a circulação e o aproveitamento da área de oito hectares, que passará a contar com seis diferentes locais de atividades: a Esfera Cultural, com sala multimídia com computadores conectados ao Portal Nação Cultural e exposições, o Pavilhão de Artesanato, o Pavilhão de Dança, o Pavilhão Musical, que vai contar com o Palco Forró e o Palco Pop, a Lona de Circo, além de um Pavilhão de Alimentação.

O maior espaço musical do festival, no entanto, continua sendo a  Praça Guadalajara, que este ano contará com uma programação de noites temáticas que percorrem a história da música brasileira, homenageando alguns dos seus principais movimentos e expoentes.

A noite de abertura, na quinta-feira dia 16, a programação começa com uma homenagem ao músico Toinho Alves, com participações do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos e da cantora Maria Rita, filha de uma das grandes parceiras musicais de Toinho, a cantora Elis Regina.

Na sexta-feira, Garanhuns entra nas celebrações do Ano da França no Brasil, recebendo um show que marca o encontro de músicos dos dois países e tem o cantor pernambucano Lenine como anfitrião. O sábado é a noite do pop-rock brasileiro dos anos 80 com a cantora Rita Lee.

No domingo,a noite será dedicada ao frevo, com o show do músico Moraes Moreira e na segunda-feira à música romântica de Odair José. Na terça-feira, o festival homenageia um dos principais movimentos da cultura pop brasileira, a jovem guarda, com a cantora Wanderléia.

A Fundarpe reservou a noite da quarta-feira para atrações selecionadas na convocatória da programação. Na quinta-feira acontece uma homenagem aos 15 anos do disco Da Lama ao Caos, com a apresentação da banda Nação Zumbi e convidados. Na sexta, o grupo O Rappa encerra a noite, que será aberta com o show de comemoração de 20 anos da banda Mundo Livre S/A. O festival termina no sábado, com show do cantor Zeca Pagodinho.

O Palco Instrumental será novamente montado no Parque Ruber Van Der Linden, o Pau Pombo, com um dia de programação dedicado à música erudita, organizado pelo Conservatório Pernambucano de Música que, também montou quatro dias de programação erudita para a Catedral de Santo Antônio no centro da cidade.  

Além disso, a Casa Galeria Galpão, vai oferecer exposições de artes visuais, lançamentos de livros e apoio aos projetos de intervenções urbanas, enquanto o Teatro Luís Souto Dourado vai mostrar espetáculos cênicos, e o Cine Eldorado uma mostra de cinema. 

As oficinas culturais, de temáticas diversas, como música, cultura popular, pontos de cultura e Patrimônio Vivo continuam na programação do evento, algumas delas se estendendo depois da festa, direcionadas aos moradores da região. O festival também trará espaço para as discussões sobre a política pública de cultura para a região, com a realização do Fórum Regional de Cultura do Agreste Meridional, que contará com a presença de diretores da Fundarpe, representantes do tecido cultural e das comissões de cultura do Agreste Meridional, representando a população dos 26 municípios da região. O município receberá ainda o 1º Encontro das Comissões Regionais de Cultura de Pernambuco, com a proposta de fazer um intercâmbio de informações entre as comissões de todas as RDs.

Confira as principais atrações da Esplanada Guadalajara:

16/07 – Quinta-feira

Quinteto Violado

Maria Rita

17/07 – Sexta-feira

Lenine

18/07 – Sábado

Rita Lee

19/07 – Domingo

Morais Moreira

20/07 – Segunda-feira

Odair José

21/07 – Terça-feira

Wanderléa

22/07 – Quarta-feira

 

Ainda a confirmar:

23/07 – Quinta-feira

Nação Zumbi

24/07 – Sexta-feira

Mundo Livre S/A

O Rappa

25/07 – Sábado

Zeca Pagodinho 

(© Diário de Pernambuco)


SITE

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind