Notícias
Silvério para a mente e o espírito

03/07/2009

 

 

 
Áudio
» Silvério Pessoa - Ciclos
Para ouvir ou download
 
O cantor e compositor lança, com recursos próprios, o projeto Ciclos. São canções para reflexão e que têm também objetivo pedagógico

José Teles
teles@jc.com.br

Silvério Pessoa concretizou um projeto que acalentava há 10 anos: está lançando o CD Ciclos, com músicas para reflexão - e ainda com objetivo pedagógico. “Eu já havia lançado um K-7 com temas parecidos em 1993, Quando a vida é alegria, infanto-juvenil, que foi muito utilizado em escolas. Na ocasião participava de trabalhos vinculados a ações sociais em Jaboatão dos Guararapes e outras atividades educativas”, diz o cantor.

Quando a Ciclos, Silvério lembra de artistas que realizaram projetos parecidos. “Em sua carreira, eles trabalharam temas semelhantes me inspiraram a realizar o Projeto Ciclos: Bob Dylan, Cat Stevens (Yusuf Islam), Sinead O’Connor e John Lennon. E aqui não me vejo em nenhum ato de conversão. Acredito que a espiritualidade do ser humano não é valorizada na educação atual e que a cultura de paz pode gerar novas maneiras de ensino no currículo oficial.”

Silvério comenta que decidiu colocar sua arte a serviço de uma proposta que une uma nova visão de mundo, buscando resultados educacionais e de reflexão. “O projeto tem um público específico, embora não esteja totalmente direcionado para um gueto religioso. Alguns fãs já adquiriram o CD e me respondem com bastante empolgação pois os temas e a própria colocação de voz estão diferentes e isso mostra uma certa versatilidade, porém vale salientar que o CD não é um clichê sobre espiritualidade nem resultado de um ato de conversão”, diz, acrescentando que acredita que o CD pode oferecer elementos para refletir toda maneira de crer, de ter fé, independente de raça, credo, partido político ou religião.

Com exceção de três delas, as canções que formam o repertório de Ciclos são recentes: “A maioria eu compus especificamente para o CD. Em seis, eu assino letra e música, e três outras eu fiz com meus parceiros, Valdir Santos, Robson e Izabel, e Clóvis Nunes. Por fim, tem uma que eu canto com Elba Ramalho, A oração de São Francisco, escrita pelo padre paraguaio Casimiro Irala”.

Uma das fontes de inspiração de Silvério Pessoa foi o livro Modernidade líquida, do sociólogo polonês Zigmunt Bauman: “Os temas das canções abordam assuntos relacionados aos valores humanos, consumismo desenfreado, valorização do ser, ecologia, solidariedade entre os povos, paz, amizade, família. Retratam uma visão particular de mundo, são canções introspectivas”. Já o título, Ciclos, foi pinçado de um capítulo de um livro do francês Léon Denis, cuja temática é a lei circular da vida.

Ele conta que optou por uma sonoridade folk, a partir de instrumentos utilizados nos arranjos. “Foram escritos por Elias Paulino, Alex Sobreira e Fabiano Menezes. Utilizamos cavaquinho, bandolim, bandola, violão folk de 6 cordas, viola de 12, violão de nylon, acordeom, violinos e violoncelo. Algumas faixas têm piano, órgão e uma leve percussão amparando as levadas”. Silvério diz que, por enquanto, não pretende fazer shows com o material de Ciclos: “Fiz por prazer mesmo, não é um CD de carreira. Pode até acontecer de fazer um show, mas seria em um lugar ou evento específicos. O CD terá uma circulação por meios que abordam esse tipo de mensagem. Ontem eu soube que uma amiga presenteou o CD para uma professora de ioga da Suécia, e ela adotou nas aulas dela em Estocolmo”, conta ele, acrescentando que algumas escolas daqui já se dispõem para adotar alguns temas em aulas transversais.

Este projeto de caráter espiritualista (o disco é dedicado ao médium Chico Xavier) e pedagógico não surgiu por acaso. Há anos que ele é espírita e durante anos foi professor da rede estadual de ensino, só deixando a profissão quando viu que o negócio da música daria pé. “A academia é uma alternativa para eu me dedicar a algo por que sou apaixonado, a educação. Minha pós-graduação está rolando muito bem na Fafire, e recebi um convite para fazer o mestrado em Ciência da Religião na Universidade Católica”, comenta Silvério, que pretende conciliar a arte de cantar com a arte de ensinar. “Adoro cantar nesse clima, nesses tons e arranjos, e fazer esse circuito diferente de público que cresce dia a dia. Acho que dá para fazer as duas coisas porque ainda não tenho uma pressão de agenda que me impeça de organizar minha vida e minha carreira sem traumas de tempo”.

TURNÊ

Simultaneamente ao trabalho com Ciclos, Silvério toca outro projeto: celebrar os 90 anos de Jackson do Pandeiro com um show em que canta músicas gravadas pelo paraibano e continuar com suas investidas no mercado europeu, sobretudo no francês, onde já fincou sua marca. Não somente grava com grupos do Sul da França, como todo ano faz pelo menos uma turnê européia.

Aliás, esta coisa de viajar muito para o exterior deixa, para os fãs, a impressão de que ele esteja ganhando muito dinheiro. “Estou não, mas não posso me queixar de minha situação financeira, tudo resultado de ações conjuntas entre a Europa e o Brasil, mas ainda sou um investidor. Tenho que ser porque, por exemplo, faz mais de 10 anos que não tenho nenhum projeto meu aprovado em Leis de incentivo locais, mas nunca deixei de realizar meus projetos. Ciclos foi bancado por mim e parte da renda irá para instituições”.

(© JC Online)


Com proposta filantrópica, novo disco de Silvério Pessoa aposta em temática do bem

Paulo Floro Especial para o JC Online

Sinônimo da música popular pernambucana, Silvério Pessoa lança esta semana o disco Ciclos, o quinto de sua carreira e o primeiro com uma proposta filantrópica. Com participação de Elba Ramalho, o álbum terá parte da renda destinada a instituições que trabalham com crianças órfãs e com câncer e ainda a abrigo de idosos.

Segundo o músico [veja vídeo abaixo], o lançamento funciona como um trabalho independente do que vem fazendo em mais de dez anos de carreira. As músicas passeiam por uma sonoridade folk, rural, com mais instrumentos de cordas. "O clima das canções é ameno, revestido de levadas universais com base no folk e ritmos locais, como é o caso de Alma gêmea, um xote com frases de acordeom".

A proposta é que o disco ganhe uma repercussão por si próprio. Por esse motivo, Silvério não tem planos para shows nem apresentações. "Minha vontade é gravar um DVD ao vivo, mas em estúdio, sem plateia. Porque acho que o que há de mais bonito neste registro é sua atmosfera mais intimista, reflexiva", explicou.

Ciclos retoma um antigo projeto de Silvério, Quando a vida é alegria, uma fita K-7 lançada em 1993 quando o músico era ligado a grupos de ações sociais de Jaboatão dos Guararapes, como o Comitê da Cidadania Contra a Fome, e atividades com crianças e professores.

"Depois de dez anos de carreira, entre viagens ao exterior e atividades locais, consegui espaço na agenda para fazer esse trabalho", comemora. As letras abordam temas universais, como ecologia, solidariedade, paz, família, amizade e existência de Deus. Assim como a fita K-7 que deu início a tudo, o disco também foi feito com a proposta de servir de auxílio pedagógico a instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

"É minha contribuição como pedagogo", brinca. E avisa que não se trata de um disco religioso, como podem sugerir a dedicatória ao médium Chico Xavier e a Oração de São Francisco cantada por Elba Ramalho. "São músicas para reflexão, independente do credo", avisa.

Com dez faixas, o CD teve seis canções assinadas por Silvério e três em parcerias com os músicos Robson e Izabel, Valdir Dantos e Clóvis Nunes, além de Elba.

BENEFICENTE - A distribuição da renda do disco Ciclos, destinada a instituições de caridade, seguirá um modelo independente. O músico doará cópias dos álbuns aos órgãos para que eles possam comercializar a obra.

Os interessados poderão comprar o produto diretamente às instituições, através do telefone (serviço abaixo). Nesta primeira fase, serão três casas beneficiadas: Abrigo Batista de Carvalho; SOS Criança, ligado ao Grupo de Ajuda a Criança com Câncer (GAC); e Lar Ceci Costa.

Segundo o músico, lojas de discos e livrarias também venderão o disco a partir desta semana. Os lucros da primeira remessa deste tipo de compra serão destinados aos custos do produção e às seguintes terão uma parte enviada aos órgãos filantrópicos. O valor sugerido para o CD é R$ 10.

Serviço

Lar Ceci Costa - Av. Professor Andrade Bezerra, 826, Salgadinho - Olinda
ieaklcc@ibest.com.br, (81) 3241.0195

Abrigo Batista de Carvalho (Lar das Vovozinhas) - Av. São Paulo, 373, Jardim São Paulo, Recife
(81) 3251.1777

GAC - Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro - Recife
gac@gac.com.br, (81) 3222.3848

(© JC Online)


SITE

SILVÉRIO PESSOA

SILVÉRIO PESSOA (BLOG)

 

VÍDEO

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind