Notícias
CINE CEARÁ: Público comparece, mas filme de Soderbergh tem recepção morna

29/07/2009

 

 

 
 
Heitor Augusto, enviado especial a Fortaleza

Sala cheia para a primeira noite do Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema, festival que acontece até 4 de agosto. Em terça-feira (28/07) quente com ar condicionado funcionando a todo vapor, o Cine São Luiz recebeu convidados para assistir a segunda parte do projeto do norte-americano Steven Soderbergh (Treze Homens e um Outro Segredo) sobre o revolucionário Ernesto “Che” Guevara.

Apesar do bom público, Che: A Guerrilha teve recepção morna. Palmas curtas e sem muito entusiasmo, diferente da reação à homenagem que antecedeu à exibição, concedida a Luiz Carlos Gutierrez, codinome Fisín, que auxiliou Guevara a sair do Congo, chegar à Europa e entrar na Bolívia, sem que fosse descoberto.

Podemos levantar hipóteses, sem que saibamos ao certo o que faltou entre o público e o filme. Há de se registrar que é uma produção bem filmada, com planos e construções de cenas impactantes, que nos faz sentir o peso da derrota iminente na empreitada de Guevara na Bolívia. A performance do porto-riquenho Benicio Del Toro (Coisas que Perdemos Pelo Caminho) como o revolucionário argentino é digna. Então, o que falta?

Soderbergh é um diretor que quando erra a mão (leia-se Confissões de Uma Garota de Programa), estraga o filme. Quando acerta (Traffic e Sexo, Mentiras e Videotape), faz algo poderoso. Che: A Guerrilha não é nem um, nem outro. Está no meio do caminho.

Apesar de falar de um combate, tem pouca ação, que se deve à natureza da guerrilha (esconder-se e mover-se). Ou seja, a culpa não é necessariamente de Soderbergh. O período de Guevara na Bolívia não comporta traços de filme de ação como os episódios na Sierra Maestra, na derrubada de Fulgencio Batista e na instalação de um governo comunista, como ocorre em Che: O Argentino, a primeira parte do projeto.

“Vou passar pela Bolívia sem disparar um tiro sequer”, brinca um dos personagens. Ele tem razão: a última tentativa revolucionária de Che não avançou a ponto de levar confrontos para áreas urbanas. Foi esmagada pelo governo boliviano, auxiliado pelo know how e armamentos norte-americanos, após 341 dias de ação nas matas e povoados bolivianos.

Che: A Guerrilha, que chega aos cinemas brasileiros em 18 de setembro, é um filme sobre a derrota. Talvez por isso não arranque aplausos, pois sabemos que no fim das duas horas e 15 minutos de projeção a vitória não virá.

Um dos sentimentos mais tristes do cinema é a derrota do herói de um filme, ainda mais quando ele é real e não apenas cinematográfico.

(© UOL Cinema)

 

 


Cine Ceará com as cores de Cuba

Festival abre com segunda parte de ‘Che’ e mostra dedicada à produção da ilha

Daniel Schenker

DE FORTALEZA, ESPECIAL PARA O JORNAL DO BRASIL

Para amenizar a falta de filmes brasileiros inéditos – a exceção é o documentário Pequeno burguês – Filosofia de vida, de Edu Mansur – a 19ª edição do Cine Ceará investe na produção ibero-americana. A programação inclui o mexicano Coração do tempo, de Alberto Cortés; o peruano O prêmio, de Alberto Chicho Durant, o argentino Haroldo Conti – Homo viator, de Miguel Mato, e o cubano Os deuses quebrados, de Ernesto Daranas Serrano. O filme de abertura será o inédito Che – Guerrilha, segunda parte do projeto capitaneado pelo cineasta Steven Soderbergh que estará à frente da mostra Che – Olhares no tempo, composta por 13 filmes centrados na imagem do guerrilheiro. A mostra vai contar com as presenças de Fernando Birri (diretor de Mi hijo el Che, em 1985), Héctor Cruz (que assinou Kordavision, em 2005), Douglas Duarte (responsável por Personal Che, de 2007) e Luis Carlos Gutierrez (o dentista, hoje com 90 anos, que alterou o rosto de Che para as guerrilhas no Congo e na Bolívia). Completa programação a seleção intitulada Cinema de animação cubano: 30 anos dos estúdios do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas (ICAIC), composta por 30 curtas e um longa-metragem realizados entre 1960 e 2009. O predomínio de Cuba não é ocasional. Afinal, Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, se formou na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños.

– Sou da primeira geração da escola. Comecei a estudar em 1986 e terminei em 1990 – conta Oliveira, que, em Cuba, realizou um filme, O invasor marciano, evocado em seu recente longa, A ilha da morte, exibido nos cinemas há poucos meses.

A mostra promovida pelo Cine Ceará descortina diante do espectador um novo panorama do cinema cubano, normalmente lembrado por cineastas importantes como Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996) e Juan Carlos Tabío.

– Cuba é uma pequena ilha, mas uma potência em termos culturais. Há grandes diretores cubanos que permanecem pouco conhecidos no Brasil, como Fernando Pérez, Humberto Solás (1941-2008) e Santiago Álvarez (1919-1998).

Entre os longas brasileiros estão produções selecionadas para outros festivais, como Se nada mais der certo, de José Eduardo Belmonte (vencedor da última edição do Festival do Rio), que reúne personagens em fim de linha, representantes de uma classe média falida, que, diante do desespero, acabam formando uma espécie de família substituta; À deriva, de Heitor Dhalia (exibido no Festival de Cannes e escolhido para a abertura do de Paulínia), registro da perda da inocência de uma adolescente diante da desestruturação familiar durante um verão em Búzios; e O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira (também atração do Festival do Rio), documentário no qual a atriz Denise Dumont revisita o relacionamento com o pai, o músico Humberto Teixeira.

– Um festival como o de Paulínia atrai muitos filmes inéditos porque ofereceu mais de R$ 600 mil em prêmios, além de acenar com possibilidades de produção na região – destaca Wolney Oliveira.

Novidade brasileira do festival, Pequeno burguês traça um painel da trajetória do músico Martinho da Vila e foi produzido pelo Canal Brasil e pela gravadora MZA.

– Martinho e eu chegamos à conclusão de que o filme deveria passar a impressão de que somos amigos de infância. Cabia a ele ser simplesmente Martinho José Ferreira, o filho de Seu Josué e de Dona Teresa, e eu não poderia agir como diretor ou jornalista – comenta o diretor Edu Mansur. – Para tanto, eu e minha equipe passamos finais de semana no sítio dele em Duas Barras, assistimos a shows, fomos a festas, pescamos juntos, viajamos para Portugal e Espanha e ainda tivemos tempo para falar sobre assuntos pessoais e de carreira.

A seleção de curtas-metragens em competição também merece atenção, a julgar pela inclusão de trabalhos elogiados como Superbarroco, de Renata Pinheiro, e Os sapatos de Aristeu, de Renê Guerra, e/ou aguardados, como Leituras cariocas, de Consuelo Lins, e A montanha mágica, de Petrus Cariry.

– A ideia do filme surgiu a partir de uma falsa memória. Na verdade, nós não temos certeza de como aconteceram determinados fatos na nossa vida – teoriza Cariry, louvado por seu filme anterior, O grão. – O cérebro tende a fantasiar lembranças de acordo com o desejo do inconsciente. Quais são as fronteiras entre verdade e imaginação? Eu não sei. Um filme ficcional pode ter mais verdade do que um documentário que supostamente trabalha com procedimentos do cinema direto, e vice-versa. A montanha mágica tenta ficar no meio desta fronteira.

(© JB Online)


Curta um curta cearense

Os números espantam. Números que denunciam a representatividade e importância alcançadas ao longo dos anos pelo Cine Ceará. Foram mais de 400 curtas-metragens inscritos. 489 para ser mais preciso. Deste verdadeiro mar de material audiovisual, 15 trabalhos foram selecionados e disputam os prêmios de melhor curta; direção; fotografia; edição; roteiro; som; direção de arte; ator; e atriz. Deste montante, quatro recebem um olhar especial: são representantes do Ceará.

As temáticas são bem diversas e apresentam a pluralidade de olhares do audiovisual cearense atual, bem como a multiplicidade de formatos e linguagens. Três são ficções, um é documentário. Em comum, além de serem representantes do Ceará, os quatro trabalhos buscam novas narratividades, experimentação de linguagens e uma fuga do convencional. Nada de histórias lineares com começo, meio e fim bem definidos. A ordem dos quatro trabalhos é a inovação.

Uma característica da “nova” e da “velha” geração do audiovisual cearense. Petrus Cariry e Armando Praça, diretores de “A Montanha Mágica” e “A Mulher Biônica”, respectivamente, são veteranos no Cine Ceará, já tiveram trabalhos anteriores exibidos e premiados no evento. Mas nem por isso deixam de ser da “nova” geração, injetando idéias e propostas à boa e velha sétima arte.

Guto Parente e Gracielly Dias (diretores, respectivamente, de “Passos no Silêncio” e “Selos”), esses sim, podem dizer de boca cheia que são novatos. Estão participando do Cine Ceará pela primeira vez, já na Mostra Competitiva. Ambos são frutos da primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza. Bons frutos. “Selos” foi realizado, inclusive, como trabalho de conclusão da Escola, narrando a história de Odilonzinho, garoto que tem interesse por selos, mas não sabe de onde eles vêm.

Lembranças e memórias

Se os festivais de cinema são um dos poucos meios de divulgação de curtas-metragens - o circuito comercial, as emissoras de tevê e o mercado de DVDs geralmente viram a cara para o formato - , o público cearense tem, a partir de hoje à noite, uma chance única: conferir esses trabalhos e se ver na tela grande do Cine São Luiz. Afinal, de certa forma, as temáticas e as equipes dos quatro curtas são locais e direcionam as câmeras para nossa região, sem necessariamente apelar para regionalismos.

“A Mulher Biônica”, de Armando Praça, narra a história de uma mulher, Marta, que é uma espécie de esteio de uma família, sempre se deparando com as dificuldades do cotidiano. “O curta é sobre como ela reage a tudo, com uma lucidez e violência excessivas”, conta o diretor. Baseado no conto “Crime de Alface”, do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, o curta gira em torno de um dia e duas lembranças na vida de Marta.

“A narrativa do filme não é muito bem desenhada. A edição traz elipses e tem muita coisa não dita, que o filme não fornece”, acredita Armando. “Mas o filme é bem próximo da nossa realidade e, durante o processo de adaptação, ele ganhou uma carga muito cearense”, revela. Culpa da proximidade entre as atrizes (dos nove personagens do filme, sete são mulheres), que trouxe ao curta uma maneira de falar e uma forma de reagir a certas coisas bem cearense.

A relação de proximidade de “A Montanha Mágica” é mais evidente. Único documentário cearense em exibição na Mostra Competitiva, o filme de Petrus Cariry é bem pessoal e remete a uma das figuras mais emblemáticas do Estado: Patativa do Assaré. “A idéia do curta surgiu a partir de ecos da memória da minha infância, do fragmento de uma imagem do Patativa do Assaré brincando comigo em um parque de diversões”, explica Petrus. “Na minha memória, aquele momento tinha acontecido com meu pai [o cineasta Rosemberg Cariry], mas um vídeo em super-8 me mostrou que tinha sido com o Patativa”.

“O filme é, então, sobre falsas memórias, sobre o que é verdade e imaginação”, discorre. Para isso, Petrus Cariry parte de uma tênue linha que separa o documentário da ficção e constrói uma narrativa pessoal e em primeira pessoa. “Esse é o meu filme mais pessoal. Fiz a narração em off e também apareço em dois momentos”, afirma. “‘A Montanha Mágica’ é um documentário experimental e faz uso de dois tempos: a minha infância e o tempo presente. É um trabalho de várias camadas e traz várias leituras e subtextos”, destaca.

Olhar cearense

O mesmo pode ser dito de “Passos no Silêncio”, de Guto Parente, que participa pela primeira vez do Cine Ceará. “Fico muito feliz com a possibilidade de ter meu filme exibido no Cine São Luiz, que tem um valor histórico para Fortaleza”, começa Guto. “Também é bom estar participando do Cine Ceará, que tem uma longa estrada de formação de público, sempre com as sessões cheias e com acesso gratuito”, elogia. Sobre a primeira participação no festival, Guto não esconde o frio na barriga e a ansiedade. “Espero que o público embarque na viagem e na proposta do filme”.

“‘Passos no Silêncio’ não é um filme muito convencional”, adianta o diretor. “É um trabalho mais sensorial e idéia surgiu a partir de um acontecimento pessoal. Na época, namorava a atriz do filme [Thaïs Dahas], como ela fala alemão, pedi para ela traduzir um poema de Goethe. O processo de tradução foi difícil e apresentou várias possibilidades”, relata. “O filme fala então do processo tradução. Um aluno pede a uma professora que traduza um poema. Surge daí um processo de descoberta e imersão interior da professora, que precisa desvendar o texto”.

Além dos quatro curtas selecionados para a Mostra Competitiva, outros 52 curtas-metragens cearenses serão exibidos na Mostra Olhar no Ceará, que em 2009 completa 10 anos. A mostra exibe filmes realizados por cearenses que não entraram na Competitiva. As exibições começam hoje e prosseguem até o próximo dia 02 de agosto, às 14h, com reprise às 16h, na sala 1 do Espaço Unibanco, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais olhares sobre o Ceará em pílulas cinematográficas cujas imagens e sons comprovam o crescimento da produção local.

MAIS INFORMAÇÕES

19º Cine Ceará. Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, de hoje até próximo dia 03, a partir de 19h30, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Entrada mediante apresentação das credenciais, trocadas por um quilo de alimento não-perecível. Confira todos os curtas selecionados e programação completa da mostra em www.cineceara.com.br

CURTAS CEARENSES

HOJE – 19h30

Selos, de Gracielly Dias, 2008, ficção, 15min

A Mulher Biônica, 2008, ficção, 19 min

QUINTA – 19h30

Passos no Silêncio, 2008, ficção, 17 min

SEXTA – 19h30

A Montanha Mágica, 2009, documentário, 13 min

Mais informações:

19º Cine Ceará. Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, de hoje até o próximo dia 3, a partir de 19h30, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Entrada mediante apresentação das credenciais, trocadas por um quilo de alimento não-perecível. Confira todos os curtas selecionados e programação completa da mostra em www.cineceara.com.br

(© Diário do Nordeste)


SITE

CINE CEARÁ

  Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind