Notícias
Centro do Recife vive dias de Hollywood

15/10/2002

 

MARCOS TOLEDO

   O Largo de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista (Recife), transformou-se no centro da cidadezinha de Vitória de Santo Antão do romance de Osman Lins, onde vivem os personagens de Lisbela e o Prisioneiro. O pátio, junto com os municípios de Igarassu e Paudalho, serve de cenário para as filmagens. A obra começou a ser rodada na última semana, sob direção de Guel Arraes.

   Lisbela e o Prisioneiro, a peça do escritor pernambucano, já foi adaptada para a televisão e para os palcos pelo próprio Guel. O texto é uma comédia de erros, mas que inclui diversos elementos de romance, drama e crítica social.

   No cinema, os personagens são encarnados por diversos artistas globais, como Débora Falabella, Selton Mello, Virgínia Cavendish, Bruno Garcia, Tadeu Mello, Marco Nanini, André Mattos e Lívia Falcão. Alguns deles, já haviam participado das adaptações anteriores.

   As primeiras imagens no Estado foram captadas em Igarassu. Nos últimos dias 9 e 10, a locação do município foi transformada na cidadezinha de Boa Vista. Segundo a produção, Selton Mello encarna o papel de um viajante e, em cada cidade, ele vive um tipo diferente.

   Na última sexta-feira, o set foi montado no Recife, onde outros técnicos já trabalhavam há mais de duas semanas para transformar o casario defronte à igreja no centro de Vitória, onde mora a protagonista. O diretor de Arte, Cláudio Amaral, diz que prefere locações à reprodução de ambiente em cidade cenográfica. “É mais difícil para a produção, mas eu gosto. Não vejo problema nisso”, afirma. “Locação tem alma, vivência, cenário não.”

   Na manhã da última sexta, a equipe de Amaral – com profissionais pernambucanos e de outros Estados – apressou-se para deixar tudo pronto para as primeiras tomadas, que ocorreriam à tarde. Placas com nomes das ruas foram tiradas, prédios do comércio e imóveis abandonados viraram uma hospedaria, um armarinho, um cinema e uma loja de flores. A fachada da delegacia foi reproduzida na frente da igreja. Já em frente aos prédios, carros e objetos antigos davam o clima interiorano.

   Na cena programada para a tarde de sexta, Douglas (Garcia) vai à hospedaria Estrela do Norte e contrata Frederico (Nanini) para matar Leléo (Selton), que se apaixonou por sua namorada, Lisbela (Débora). Leléo fica sabendo que alguém vai matá-lo e também tenta contratar Frederico para eliminar o assassino – ou seja: o próprio Frederico.

   “Esse filme é muito bacana”, diz Mattos, também assistente de direção. “Uma comédia de erros com um pé na farsa, caminhando no melodrama e que termina como uma grande comédia romântica.”

(© Jornal do Commercio)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb