Notícias
Nana Caymmi se rende à obra do pai, Dorival

18/10/2002

 

DA REPORTAGEM LOCAL

   Ao longo de quase 40 anos de carreira musical, Nana Caymmi, 61, gravou de modo esparso canções de seu pai, Dorival, 88. Agora, em "O Mar e o Tempo", pela primeira vez dedica um CD inteiro à obra do patriarca.

   Nana reage à possível percepção de que suas releituras venham injetar mais melancolia na obra vistosa do pai: "Conheci essas músicas com ele cantando desse jeito. "A Lenda do Abaeté" não é alegre, nem "Saudade da Bahia". Minha intenção era passar para meu pai e minha mãe esse sentimento de tristeza que essas canções contêm", afirma.

   Explica o porquê da demora em se atirar inteira ao cancioneiro de Caymmi: "Meu pai se aposentou, não canta mais. Só nós, seus três filhos, temos esse poder agora".

   Descarta qualquer ligação entre tal demora e desavenças familiares com o pai, que sua filha Stella Caymmi explorou detalhadamente na biografia de Dorival, que leva o mesmo título do CD e foi lançada no final de 2001.

   "Stella escreveu as coisas que viu e de que participou, quando abandonei meu marido. Papai não queria uma filha separada. Ficou sete anos sem falar comigo e, quando voltou a falar, falou como se nada houvesse acontecido. É um cínico, mas um grande artista", relata, entre séria e brincalhona. (PAS)


Melancolia é explicitada

DA REPORTAGEM LOCAL

   A quem está habituado ao cancioneiro de Caymmi é imediato o estranhamento causado por "O Mar e o Tempo". Canções outrora vibrantes reaparecem filtradas pela intrínseca melancolia da voz de sua filha.

   Ela argumenta que a melancolia já estava nos versos e acordes de Caymmi, mas parece que o compromisso com um sorriso sempre em seu rosto e sua voz andaram despistando lágrimas secas.
"O Mar e o Tempo" é, então, uma explicitação. Nana cantando Dorival é mais triste que o Dorival de sempre, e menos triste que a Nana habitual. É o ganho do tardio confronto musical entre tinhosos filha e pai. (PAS)

O Mar e o Tempo
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 25, em média

(© Folha de S. Paulo)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb