Notícias

01/10/2001

História apaga rosto de primeira presa política do Brasil

Livro de Ariadne Araújo resgata a vida de Bárbara de Alencar, que liderou revolução no Crato (CE) em 1817

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

   Harmonia nos traços, boca ampla, lábios firmes, porte alto e forte, quase masculino, braços longos, passada larga e decidida.

   É tudo que a história do Brasil deixou da primeira presa política do país, Bárbara de Alencar, nascida em Exu, Pernambuco, a única mulher a participar ativamente, no vale do Cariri cearense, da ação revolucionária de 1817 no Nordeste, que tentou varrer as forças do Império e antecipar fachos de iluminismo nos arredores da Chapada do Araripe.

   Noves fora a descrição guardada na memória fisionômica de parentes, lembrança cinzenta que ajudou na construção da estátua possível, em Fortaleza, não há sequer uma única imagem da mulher que enfrentou a Coroa Portuguesa e decretou, no Crato (CE), uma república independente.

   Daí a importância de "Bárbara de Alencar", da jornalista cearense Ariadne Araújo, modesto nas suas cinco dúzias de páginas, mas um livro que vale pelo ajuntamento de fatos desse capítulo da história marginal brasileira.

   Ao contrário da escritora Patrícia Galvão, Pagu, condenada pelo governo Getúlio Vargas, em 1940, sabe-se pouco, ou quase nada, sobre a presa política do Crato. A utopia caririense começara no agito do Recife de março de 1817, que havia dado "morras ao rei" e "vivas à República". A insurreição de Pernambuco, com a independência decretada, conseguiu perdurar por 75 dias.

   O grito de Bárbara de Alencar sustentou-se por apenas uma semana, mas o suficiente para provocar o ódio da realeza, que passou a castigá-la sem piedade. Ora, uma revolucionária de saias naqueles tempos era uma assombração histórica e tanto.

   No dizer do etnólogo potiguar Luís da Câmara Cascudo, a revolução de 1817 foi a mais linda, inesquecível, arrebatadora e inútil das revoluções brasileiras.
Para a agitadora do Cariri, representou sacrifício. Ela teve os bens da família confiscados e foi presa, aos 57, viúva, juntamente com os três filhos, José Martiniano (pai do escritor cearense José de Alencar), Carlos José e Tristão Gonçalves, em porões de Fortaleza, Recife e Salvador.

   Contaram-se quatro anos de cárcere brabo. A alimentação era servida em cochos de madeira, não havia colher nem garfo. No cardápio, tripas escaldadas ou iguarias do gênero.

   Somente no começo da década de 20 do século 19, a família Alencar é posta em liberdade. As idéias revolucionárias, no entanto, ficaram ainda mais assanhadas depois da prisão.

   Os filhos Tristão e Carlos, com a bênção da mãe, engajam-se, em 1824, nas agitações da Confederação do Equador, liderada, a partir do Recife, pelo Frei do Amor Divino Caneca -os pernambucanos não aceitaram a Constituição outorgada por d. Pedro 1º e irradiaram uma revolta que tomou conta do Norte e Nordeste.

   A idéia de Caneca era instaurar, para valer, um regime federalista e republicano, com autonomia das províncias. Mais uma vez os Alencar, homens de boa vontade, estavam na linha de frente.

   A reação de d. Pedro, que contratou até mercenários ingleses para a tarefa, derrubou os confederados. Haja sangue, pois o reinado não esperava homens tão destemidos naquela empreita.

   Nessa luta dos diabos, Bárbara de Alencar, refugiada na fazenda Touro, na divisa do Ceará com o Piauí, perdeu os filhos Tristão e Carlos, crivados de bala pela reação das tropas imperiais.

   A heroína sem rosto morreu aos 72 anos, lá mesmo no refúgio, em 1832. Nos seus shows na região, ao mandar ver em baiões e loas sobre o Cariri, Luiz Gonzaga sempre saudava "dona Bárbara de Alencar", tratamento respeitoso ainda vivo na prosódia dos mais velhos daquele vale. (© Folha de S. Paulo)


Autora investiu na crônica de costumes

DA REPORTAGEM LOCAL

   Na difícil tarefa de apanhar histórias sobre a vida da "inimiga do rei", como Bárbara de Alencar é tratada, a jornalista Ariadne Araújo fez um livro com feições didáticas, mas economizou nas tintas da objetividade -o que foi um bom ganho de causa.

   Preferiu investir na crônica de costumes -a partir de livros de viajantes famosos-, capaz de descrever os trajes e hábitos da "vida simples da vila do Crato", além de mostrar, o que é um atrativo à parte, a velocidade da informação naquele período, primeira metade do século 19.

   Sabe-se, por exemplo, quanto tempo a população do Cariri demorou para saber do Grito do Ipiranga, noticiado na região dois meses e dez dias depois do 7 de setembro de 1822.

   "Bárbara de Alencar", de Ariadne Araújo, livro da coleção Terra Bárbara -reunião de pequenas biografias de personagens da história do Brasil feita no Nordeste-, recupera ainda a dramaticidade de alguns momentos mais tensos na vida da presa política do Cariri, como a viagem, em lombo de cavalo, dos cerca de 500 quilômetros entre o Crato e Fortaleza, em 1818 -ela havia sido presa no ano anterior.

   Bárbara era a única mulher no meio de um batalhão de homens condenados por tentar derrubar a tirania real. "Segue quase em transe", anota a autora, repórter do jornal "O Povo", de Fortaleza.

   Nada fácil achar material sobre a heroína sem rosto, registra Ariadne Araújo. Na escassez de documentos e anotações, a jornalista deixa um apanhado decente. Coisa de quem gastou muita sola de sapato e horas de pesquisa para retirar da clandestinidade essa mulher de batismo muito mais do que apropriado. (XICO SÁ) (© Folha de S. Paulo)


Com relação a este tema, veja também:

Veja sites de escritores nordestinos na seção LITERATURA

Google
Web Nordesteweb