Notícias
Ivanildo Vila Nova: 40 anos de repente

05-06-2008

JÂNIO FERREIRA / 16.11.00

O pernambucano, eleito o Cantador do Século, lança hoje o CD Quatro Décadas de Repente

   Ivanildo Vila Nova recebe cantadores convidados para celebrar o aniversário de quatro décadas de viola e cantoria, no Restaurante Caravelle

   O cantador Ivanildo Vila Nova, que nasceu há 57 anos no agreste pernambucano, na famosa Caruaru do mestre Vitalino, volta a Fortaleza para celebrar quatro décadas de violeiro profissional. Como tantos outros nesta arte, que só de Nordeste inteirou dois séculos (e cujo rastro inicial remonta há bem mil anos, com os poetas errantes de Espanha e Portugal), Ivanildo começou à sombra de outro famoso cantador, seu pai, José Faustino Vila Nova. No ano de 1963, Ivanildo bateu asas, alçou vôo próprio e baixa hoje à noite no Restaurante Caravelle, trazendo a bordo os parceiros Raimundo Caetano, João Lourenço, Zé Viola, Jorge Macedo e o rebento, Iponax Vila Nova, que compartilham com o aniversariante o CD Quatro Décadas de Repente.

   Eleito em 2000 o Cantador do Século, Ivanildo Vila Nova divide os louros com os poetas de sua geração, entre os quais Geraldo Amâncio, que o trouxe diversas vezes para participar dos festivais que organizou no Theatro José de Alencar, mais Oliveira de Panelas, Moacir Laurentino, Diniz Vitorino, Sebastião da Silva, Valdir Teles e a violeira Mocinha de Passira, com quem Ivanildo fez temporadas memoráveis em São Paulo. O cantador também se apresentou aqui a convite da Associação dos Cantadores, sediada no Carlito Pamplona, e do Clube da Viola, tangido por Orlando Queiroz, responsável pela produção do disco comemorativo e da cantoria de logo mais.

   ''Ainda não chegou a aposentadoria para os cantadores que dominam o espaço. O espaço que digo é a freguesia, os pontos de cantoria, a mídia, os programas de rádio, os bons programas de televisão, as excursões'', disse Ivanildo em entrevista ao Vida & Arte, em 2000, quando veio aqui gravar CD com João Paraibano, noutra produção do Clube da Viola. Ele é o autor de um dos grandes sucessos de Elba Ramalho, ''Nordeste Independente'', composição que ficou proibida de tocar no rádio pela censura ainda vigente na década de 80. O CD comemorativo Ivanildo Vila Nova - 4 décadas de repente, que será lançado na festa de logo mais, tem participação especial dos cantadores convidados e do jovem Cainã, na viola de 10 cordas. (Eleuda de Carvalho)

SERVIÇO
Quatro Décadas de Repente - Lançamento do CD do poeta-cantador Ivanildo Vila Nova, que comemora 40 anos de profissão. Participações: Raimundo Caetano, João Lourenço, Zé Viola e Iponax Vila Nova. Realização: Clube da Viola e programa Arte e Talento (Cidade AM 860). Hoje, às 22h, no Restaurante Caravelle (avenida Luciano Carneiro, 1936 - Aeroporto). Informações: 9998.0827 ou 9983.2088.

(© NoOlhar.com.br)

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind

 

© NordesteWeb.Com 1998-2003

O copyright pertence ao veículo citado ao final da notícia