NordesteWeb Escolha a Opção Desejada O Melhor do Nordeste na Web

E-Mail e Home

Novidade: ouça as RÁDIOS NORDESTEWEB

Notícias

13-12-2001

Bahia rememora obra do "exótico" Walter Smetak

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

   Em 1961, após participar como violoncelista de um concerto de música concreta dirigido por Hans Joaquim Koelreutter, em Salvador, o suíço Walter Smetak decidiu criar instrumentos mais adequados à sonoridade que era buscada. Com cabaça, cabo de vassoura e corda de violão, criou seu primeiro monocordeão e chamou-o de "Mundo".

   Desde então, Smetak (1913 -1984) não parou de criar instrumentos, alguns que nem eram feitos para emitir som, e por isso eram denominados "plásticas", esculturas que lhe renderam o prêmio de aquisição da Primeira Bienal da Bahia, em 66, e um convite para integrar a mostra "Nova Objetividade", no Museu de Arte Moderna do Rio, em 67, com curadoria de Hélio Oiticica. Os que emitiam som eram denominados "plásticas sonoras".

   No total, o músico construiu mais de 150 instrumentos que, desde sua morte, passavam por uma fase de desintegração. Ontem, graças ao esforço de sua filha Bárbara, esses objetos começaram a ser expostos em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), após terem sido restaurados a um custo de R$ 28 mil. Entre eles, estão os choris, instrumentos que, segundo Smetak explicava, "não chora, nem ri".

   Além da mostra, serão relançados, agora em CD, os discos "Interregno" (1980) e "Smetak" (1974), produzido, na época, por Roberto Santana e Caetano Veloso, que participou das gravações junto com Gilberto Gil. O álbum é prova da influência de Smetak sobre os tropicalistas. "Na época, minha casa ficava cheia de hippies; muitos, como Gil, iam lá até para tentarem ver discos voadores", recorda-se Bárbara.

   Smetak era de fato considerado um ser exótico em Salvador, desde 1957, quando foi contratado como professor da UFBA.

   Também foi lançado o livro de sua autoria "Simbologia dos Instrumentos". Apesar de ter escrito cerca de 30 obras, apenas uma foi publicada em vida. Todas, no entanto, estão datilografadas e encadernadas na biblioteca da UFBA. O volume que vem a público, de 83, encontrava-se nessa situação. "Pouco antes de morrer, meu pai andava com ele por todo canto, pedindo para alguém editá-lo", diz Bárbara.


SMETAK - mostra de 146 instrumentos criados pelo músico suíço radicado na Bahia, lançamento do livro "Simbologia dos Instrumentos", dos CDs "Interregno" e "Smetak". Curadoria: Bárbara Smetak e Walter Lima. Quando: de seg. a ter., das 9h às 20h; até 18/12. Onde: Reitoria da Universidade Federal da Bahia (r. Augusto Viana, s/nº, Salvador, tel. 0/xx/ 71/247-9281). Quanto: entrada franca. Patrocinador: Copene -°Petroquímica do Nordeste S.A.
Folha de S. Paulo)


Com relação a este tema, veja também:

Veja sites de bandas nordestinas

 

1998/2001 Web3 Multimídia

O copyright das notícias publicadas pertence ao veículo citado ao final da notícia